20170524

Um comentário sobre Game of Thrones

Gente, retiro tudo o que eu disse sobre não estar adorando Game of Thrones. Terminei de ver a sexta temporada no final de semana e estou pirando porque: 1) quero ver a sétima temporada logo e ainda faltam dois meses; 2) agora que eu decorei o nome de todo mundo e de todos os lugares e casas, o bagulho começou a fazer super sentido nos mínimos detalhes, então eu realmente percebi que Game of Thrones é uma das melhores coisas que eu vi na vida (apesar da estupidez humana que permeia cada episódio etc).

Como eu já devo ter dito algumas vezes por aqui, tem uma coisa em particular que me impressiona quando se trata de ficção: a inserção de elementos que são, ao mesmo tempo, surpreendentes e inevitáveis. Apenas escritores com grande domínio da sua narrativa conseguem fazer isso (num primeiro momento, parece algo simples; quando você para pra pensar em processo criativo, você repara que talvez seja a coisa mais difícil de todas).

Vou mencionar um só exemplo para não dar spoilers demais (mas, de qualquer maneira, darei um SPOILER, atenção): Benjen Stark desaparece na primeira temporada floresta adentro, e não sabemos ao certo o que aconteceu com ele. Sabemos, porém, que em algum momento ele vai dar o ar da graça, já que o George R. R. Martin não ia simplesmente deixá-lo pra lá. Eis que ele ressurge num momento chave, já no final da sexta temporada, e isso faz muito sentido. Além disso, ele nos inteira de um detalhe (que pairou por todas as nossas profundas intuições no decorrer da série, mas que não tínhamos cristalizado num pensamento propriamente dito -- o elemento surpreendente e inevitável): a muralha não é apenas uma grande barreira de gelo. Ela é embebida em magia antiga e poderosa, o que impede os white walkers de transpô-la. Fala sério, isso é muito massa. Porque a magia está presente em todo o coração da série, a grande guerra por vir terá grandes doses de magia, os próprios white walkers são fruto de magia. Como a muralha não teria magia? E é muito apropriado que Benjen Stark, e justamente Benjen Stark, traga esse fato ao nosso conhecimento.

Foi só um exemplo. Poderia dar mais, mas a internet já tem spoilers demais. Queria só corrigir uma opinião que dei aqui esses dias e justificar a correção. Game of Thrones é tenso demais (maior concentração de sangue e peitinhos e bundas por metro quadrado), mas massa demais. Acabo de me juntar ao exército dos loucos de ansiedade pela sétima temporada.